Título: As Coisas Que Eu Aprendi Depois Que Eu Morri
Autora: Victoria Ribeiro
Páginas: 243
Classificação: 5/5 + fav

"A vida é esse enorme campo minado e boa sorte para todos."
As Coisas que Eu Aprendi Depois que eu Morri é um livro distópico pós guerra e que se passa em São Paulo. Esse mundo no qual vivemos, onde tudo gira em torno de dinheiro não existe mais. E no que sobrou dele, os humanos que sobreviveram lutam para viver um dia após o outro.

Antes de ocorrer a Terceira Guerra, Mariana havia combinado com Bernardo que caso um dia eles estivessem nessa situação apocalíptica, eles iriam se encontrar no antigo colégio de Mari para passar por isso juntos. Então, na trama vamos ter os dois personagens em sua trajetória para encontrar a pessoa que deseja passar o fim dos tempos sem ao menos saber se ela está ainda viva.

"Quero lhe dizer que sua vida vai acabar, ela vai, porque a única coisa de verdade sobre a humanidade, fato comprovado, é que vamos morrer, cada um de nós, e você não pode viver como se sua vida fosse um looping interminável e que tudo o que você tem que fazer é trabalhar e manter as coisas até o dia seguinte e isso parece tão eterno que você realmente acredita que nunca vai acabar e essa é a fórmula de viver para sempre, você fica tão entediado que o tempo não passa."


Uma coisa interessante sobre a narrativa criada pela autora é que de certa forma o leitor acaba fazendo parte da história, ela consegue te introduzir para o universo do livro. Além de trazer reflexões sobre a forma como nós estamos aproveitando a vida nos dias atuais, Victoria literalmente criou a Mariana para nós dar vários tapas na cara. O leitor se identifica diversas vezes com o que a personagem narra e com situações que você possa ter passado.
Eu fiquei realmente impressionada com as coisas que a Vic abordou na trama.

"Você não pode fugir da sua própria mente, só alterá-la."

Com uma escrita poética, filosófica e reflexiva, a cada página você irá questionar tudo aquilo que você vive e tudo aquilo que te foi ensinado a seguir, padrões e estereótipos, mesmo que indiretamente, nós apegamos a lições que nos são passadas e isso acaba moldando quem somos, de acordo com o que a sociedade te diz que é o correto. Que você tem que fazer isso e aquilo. Que aquilo é errado e isto é o certo.
E aí você vai se questionar: eu estou vivendo da forma como eu realmente deveria?

Outro ponto para destacar na obra é a forma como os locais são bem descritos e por morar onde a história se passa me fez me sentir completamente dentro do livro, imaginar os lugares que eu frequento e adoro, totalmente devastados realmente mexeu comigo. E eu amei.

Apesar de não saber se a pessoa que procura se quer está viva, a personagem ao longo da trama mostra a sua força, mesmo depois de tudo que passou, Mariana não desiste daquilo que ela acredita.

Um livro favorito da vida! Terminei ele com diversas marcações, para não dizer praticamente o livro inteiro.

Victoria conseguiu criar uma obra capaz de conquistar qualquer leitor, e só queria que todos pudessem conhecer esse livro incrível, de uma pessoa incrível, que é a autora. Recomendo para todos!

Leiam "As Coisas Que Eu Aprendi Depois que Eu Morri"! Um dos meus desejos é ver esse livro maravilhoso ganhando uma edição física e fazendo o maior sucesso, porque AHHH @torialdrin você merece! Mal posso esperar para poder ler outras histórias suas!

Obrigada por escrever essa obra incrível e por ser essa pessoa sensacional! Te desejo todo sucesso! Obrigada por me ouvir e dar conselhos tão bons quanto você deu e que me ajudaram pra caramba! <3

O livro está disponível para compra na amazon!


Deixe um comentário