A Vida na Porta da GeladeiraTítulo: A Vida na Porta da Geladeira
Autora: Alice Kuipers
Páginas: 226
Editora: Martins Fontes
Nota:

Às vezes, as pessoas estão próximas mas ao mesmo tempo parece que estão tão distantes...

Isso é o que mostra em A Vida na Porta da Geladeira. Uma história sobre a ausência na relação de mãe e filha.

Clare tem 15 anos e sua mãe tem uma rotina corrida para conseguir sustentar a casa, na qual são raros os momentos que para por lá, enquanto a filha está na escola ou saindo com amigos, gerando assim vários desencontros entre as duas. E como forma de se comunicar, as duas deixam recados na geladeira uma para a outra.

O livro em formato de bilhetes, traz mensagens desde lista de compras até assuntos que deveriam ser tratados pessoalmente e é assim que o leitor e a filha ficam sabendo os problemas pelos quais a mãe está passando. Esses problemas fazem com que as personagens percebam que as vezes a vida é tão corrida que pode fazer as pessoas não aproveitarem os momentos que tem juntas.

Alice faz o livro fluir muito rápido, sendo que há páginas onde os bilhetes chegam a ter uma, duas linhas. Quando o leitor começa a ler nem imagina que a história possa tocá-lo tanto e te fazer refletir.
A forma como a autora cria esse meio de comunicação entre mãe e filha através de recados na geladeira serviu como uma analogia se formos pensar em como pessoas nos dias atuais acabam se comunicando por mensagens no celular e muitas vezes estão próximas umas das outras, enquanto a relação entre os indivíduos pessoalmente acabam sendo deixadas de lado, ou não sendo a prioridade.

O que te faz refletir: estou dando atenção necessária para as pessoas que estão próximas?

"A Vida na Porta da Geladeira" é uma ótima opção para quem quer uma leitura rápida e para refletir após terminar.



Deixe um comentário