Eleanor & ParkTítulo: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Páginas: 328
Editora: Novo Século
Nota: 4/5

Sinopse: "Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo."
Eleanor não é uma personagem tradicional, ela não é magra, não é loira, não é morena. Ela é ruiva e corpulenta.
Filha de uma família pobre, vive com sua mãe, irmãos e padrasto, em um lugar que mal cabe eles. E tem que conviver com os maus tratos de seu padrasto em cima dela e de sua mãe, a qual sofre ainda mais com isso por não ter como abandoná-lo e ter que suportar um relacionamento abusivo. Já seu pai, mal lembra dos filhos que deixou para trás.

Nova no colégio, Eleanor não tem amigos e tem que esse período das aulas com pessoas não tão legais assim, pessoas que tiram sarro de nossa ruivinha todos os dias e em todas as oportunidades que aparecem, seja por conta de seu físico ou por causa de suas roupas.

No ônibus para a escola, ela divide o banco com um garoto que primeiramente ela pensa só ser mais um como os outros, mas que não era de trocar muitas palavras. Contudo, o garoto mestiço, com nome Park era diferente dos outros, durante as viagens ele lia gibis e Eleanor acabava acompanhando as páginas com ele e isso foi o começo da relação dos dois.

“Eleanor & Park” traz muito do que foi a vida da autora na obra, fica logo implícito pelas características da personagem, e o leitor pode perceber que ela não teve uma vida fácil diante ao bullying.

Assim como nas outras obras da autora, o livro atinge um certo público, com temas que pode fazer o leitor se identificar, o que no caso de Eleanor & Park seria para um público jovem e com assuntos sobre primeiro amor, bullying e problemas familiares.
O final é um tanto polêmico. Umas pessoas gostam, umas amam e outras odeiam. Eu particularmente, até gosto do final, contudo eu queria que fosse mais explicito o que estaria na última página, ou uma continuação talvez, para comprovar ou desmentir as teorias que os leitores possam ter obtido ao final da leitura.


Deixe um comentário