Clay Jensen é um garoto que após um dia de aula, chega em casa e encontra uma caixa com 7 fitas cassetes (com gravações dos dois lados de cada fita) e ao ouvir uma delas ele descobre que as gravações são de Hannah Baker, uma garota por quem ele era apaixonado e que cometeu suicídio recentemente.

Em cada fita, Hannah diz os 13 motivos que levaram ela a cometer suicídio. Ela diz que as fitas devem passar por quem é citado nelas para que possam saber o que teriam feito para causar um efeito sobre Hannah e ir passando adiante de acordo com a ordem em são citadas as pessoas e os acontecimentos. Isso nos deixa curiosos para saber o que Clay teria feito para receber as fitas e o porquê dele estar nelas.

Durante alguns momentos da leitura você pode até identificar situações nas quais possa ter visto ou vivenciado, mas que muitos não veriam como um motivo para querer acabar com uma vida. No entanto, acredito que o autor quis passar para o leitor mais sobre como a Hannah se sentia em relação à isso do que os acontecimentos em si e como muitas vezes alguém pode dizer algo para outra pessoa e achar que aquilo não vai causar nenhum impacto na vida de quem está ouvindo, porém quem diz não sabe o que o outro está passando e o que está sentindo. 

"Vocês não sabem o que eu estava se passando no resto da minha vida. Em casa. Nem mesmo na escola. Não sabem o que se passou na vida de ninguém, a não ser na de vocês." 

O autor quis mostrar como algo que para você pode não fazer diferença na vida de outra pessoa pode causar um impacto muito grande. 

"Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não tem noção."

 Apesar de não ter gostado tanto dos motivos que levaram Hannah se matar, por achar que aquilo talvez não justificasse e estar esperando algo que me abalasse mais, eu gostei bastante da leitura e não me decepcionou não.

O livro vai ganhar uma adaptação para uma minisérie no Netflix com 13 episódios.


3 Comentários

  1. Interessante... Já tinha ouvido falar do livro, mas com essa resenha me deu mais vontade de ler kkkk O livro parece bom...

    ResponderExcluir
  2. Interessante... Já tinha ouvido falar do livro, mas com essa resenha me deu mais vontade de ler kkkk O livro parece bom...

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Olha, já que você gostou de "Os 13 Porquês", é mais um motivo para conhecer "O Último Adeus". Ele vai ser publicado em junho pela DarkSide Books e ó, é incrível <3 http://www.darksidebooks.com.br/o-ultimo-adeus/

    ResponderExcluir