"A Revolução dos Bichos", de George Orwell, publicada em 1945, é uma obra clássica que causou uma certa polêmica quando foi lançada.


Bichos de uma Granja querem fazer uma revolução que tem como objetivo deixar de viver sobre a opressão dos humanos, e eles conseguem expulsar os humanos da granja! "Quatro patas bom, duas ruim." De início, a ideia repassada era de que os animais eram todos iguais e que eram capazes de viver em harmonia, com cada um desempenhando uma função no grupo de animais.

Os porcos são considerados superiores pelos outros animais e acabam sendo tomados pela ganância de poder, o que acaba levando-os a esquecer os motivos de fazerem uma revolução.

Com o passar do tempo, os animais acabam se esquecendo de como era a vida antes da revolução, e mal percebem que estão vivendo da mesma forma ou até mesmo pior do que quando os humanos tomavam conta do local.

O livro foi publicado em um período onde o mundo estava sendo divididos em dois blocos: o capitalista e o socialista. E o autor faz uma reflexão sobre como a igualdade entre os homens seria impossível, tendo em vista que o homem que lidera acaba tirando vantagem. "Todos os animais são iguais, mas uns animais são mais iguais do que outros." É possível fazer certas ligações do livro com o período que fora publicado, como um personagem que possui traços de semelhança com o Karl Marx, outro com Stalin, e assim o leitor pode observar que o autor estava fazendo diversas críticas, o que leva o leitor a refletir e analisar criticamente o livro.

Uma leitura curta, fluida e envolvente que todos deveriam realizar e pode ser considerada uma leitura obrigatória.


Deixe um comentário