Título: Dumplin'
Autora: Julie Murphy
Páginas: 300
Editora: Valentina
Classificação: 4,5/5
Encontre no Skoob e Amazon

Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Ela é gorda e não tem vergonha de ser o que é. Nessa sociedade onde são impostos padrões de beleza, temos uma personagem que foge do padrão e se mostra forte e inspiradora.
“Porque a palavra gorda deixa as pessoas constrangidas. Mas, quando alguém me vê, a primeira coisa que nota é o meu corpo. E o meu corpo é de uma gorda. Por exemplo, eu posso notar que algumas garotas têm peitos grandes, cabelos oleosos ou joelhos ossudos. São coisas que é permitido dizer sem rodeios. Mas a palavra gorda, que é a melhor que me descreve, deixa as pessoas desconfortáveis.”
Dumplin' é um livro que eu considero que deveria ser lido por todas as mulheres, ele é tão importante! Com temas de empoderamento feminino, bullying, relação mãe e filha, e a busca da autoaceitação.

"A perfeição não é nada mais do que um fantasma que perseguimos.”

Apesar de ser segura sobre si, isso acaba sendo abalado quando ela se apaixona por seu colega de trabalho, chamado Bo.

“Linda, foi o que ele disse. Gorda, é o que eu penso. Mas será que não posso ser as duas coisas ao mesmo tempo?”
É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – Will decide entrar em um concurso de beleza junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar a todos que não são só as magras que merecem estar naquele lugar. Infelizmente, ela não recebe o apoio de uma pessoa que todo mundo espera receber. A mãe da nossa personagem é uma das organizadoras do evento e até foi uma das vencedoras anos antes. Ela gostaria que a sua filha fosse igual a ela, e pensa que a Willowdean vai passar vergonha ou desapontar a mesma, porque por ser sua filha, teria uma pressão muito grande em cima da garota.
"A vida inteira tive um corpo digno de comentários, e se há uma coisa que viver na minha pele me ensinou foi que, se o corpo não é seu, você não tem o direito de dizer nada. Seja a pessoa gorda, magra, alta ou baixa, não interessa."

Outro ponto que temos no livro é o bullying existente tanto na trama quanto na vida real em cima de pessoas que são gordinhas.

"Já fui provocada o bastante na vida para saber que há várias maneiras de reagir ao bully. Só precisei chorar um vez, no segundo ano, para compreender que as lágrimas só servem para excitar a violência das pessoas."

A personagem me cativou desde o início, com sua personalidade forte, humorada e carismática, me tirou algumas risadas. E claro, me deixou orgulhosa e inspirada em diversos momentos.

“Há algo no biquíni que faz com que as mulheres achem que precisam conquistar o direito de usá-lo. E isso é um absurdo. Na verdade, o critério é muito simples: você tem um corpo, não tem? Então veste um e manda ver!”

Uma coisa que adorei foram as referências a Dolly Parton, a personagem e a sua falecida tia Lucy eram fãs da cantora e até o nome do carro da Will se chama Jolene, que é uma das músicas da Dolly. Confesso que amei muito porque adoro essa música.
Realizei a leitura do livro em inglês e foi muito tranquilo, a escrita da autora é simples, leve e os capítulos são bem curtinhos o que fez com que eu lesse sem dificuldade. Para quem está começando a ler livros em inglês, Dumplin' é uma ótima indicação!

Gostaria de ver mais personagens como a Willowdean, e mais representatividade como Julie trabalhou em Dumplin'. Uma das coisas que mais gostei no livro foi como a Will acaba nos dando "ensinamentos" para nós aceitarmos como somos.

“Detesto ver gordas na tevê ou no cinema, porque parece que o único jeito de o mundo aceitar um gordo é se ele estiver infeliz com o próprio peso ou se for o melhor amigo do piadista. E eu não sou nenhuma das suas coisas.”


Dumplin' teve os seus direitos vendidos e terá um filme em breve e conta com Danielle MacDonald como Willowdean e fui procurar fotos da atriz e achei ela perfeita para o papel!

Também estarão no elenco: Jennifer Aniston, que será a mãe da Will, e Odeya Rush como El, a melhor amiga da protagonista. O filme está previsto para ser lançado ano que vem, então as gravações já devem estar para começar.

Julie divulgou que vai lançar um livro chamado "Puddin'" que vai trazer a história de dois personagens secundários de Dumplin, sendo ela diretamente afetada pelos eventos do primeiro livro. Ela ainda não revelou a capa e quais vão ser os protagonistas, mas afirmou que a Will e o Bo podem aparecer durante a trama. Puddin’ está previsto para ser lançado dia 8 de Maio e já se encontra em pré-venda na Amazon!

A autora possui outros dois livros chamados "Ramona Blue" e "Side Effects May Vary", contudo ambos não foram lançados no Brasil. Agora que a Editora Valentina publicou Dumplin' espero que eles comprem os direitos dessas obras já publicadas da Julie e Puddin' que logo estará sendo publicado.


13 Comentários

  1. Oii Isis, tudo bom??
    Eu estou nesse momento pensando em usar minhas moedinhas para comprar esse livro. Estou apaixonada pela história porque simplesmente gordinhas (seja completas ou aquelas garotas, como eu, que tem aquela gordura localizada) não são valorizadas em cultura nenhuma e normalmente não aparecem. Eu adorei a premissa desse livro e que muito ler ele.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Ei Isis, beleza??
    Quase compre essa edição em inglês, tava bem baratinho, né?
    Mas na época achei que era biografia e eu ODEIO biografia, aí acabei não comprando.
    Depois que as pessoas foram falando, eu fui vendo que não era nada disso.
    Eu acho que parece um pouco com Holding up the Universe, que acabei me decepcionando, então eu nem quis saber desse livro. Rs.

    Eu não sei muito bem o que achar. Tenho medo de começar a ler, não gostar e
    ter que abandonar, perder tempo. Tem tanto livro encalhado na minha estante. Kkkkk.

    Beijos!
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Adorei a pegada do livro, já tinha visto a capa e pra mim era uma biografia, não tinha ideia do quão grandioso o livro poderia ser. É muito legal ver obras com uma temática importante e com temas que devem ser tratados mais vezes, pelo o que você falou, esse livro deveria ser lido pelo mundo todo. Adorei sua resenha, me fez ficar mais empolgada com a história. Infelizmente, estou cheia de livros para ler e se eu acabar botando mais coisa na minha lista, acho que não dou conta haha De qualquer maneira, o livro parecer ser incrível e você conseguiu passar essa sensação em sua resenha. Parabéns!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii, ainda não conhecia esse livro e achei muito incrível a proposta. Temas essenciais como aceitação, bullyng,e outros abordados de maneira leve e descontraída, tenho como centro uma personagem forte (já quero kk) adorei sua resenha e os quotes.. espero poder fazer essa leitura um dia. As fotos tbm estavam lindas!
    beeijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu não sabia que essa história era sobre isso e agora eu quero muito ler

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia ainda Íris e adorei!
    Principalmente pq vai virar filme! Preciso ler logo hahah
    Mesmo sem ler a escolha do elenco me animou bastante!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, achei bem bacana a proposta do livro, pois os temas abordados deveriam serem discutidos de uma maneira mais profunda. Não conhecia a autora nem a obra, e já estou mega ansiosa para assistir o filme quando lançar, porque se o livro é bom imagina o filme, bjus , adorei sua resenha e quotes.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Iris!tudo bom? (:
    Meu deus, amei sua resenha! desde que lançou fiquei doidinha hahaha e quero ainda mais adquirir esse livro! não sabia que tinha direitos para filme, nossa, chocada kkkkkkkk agora que preciso ler imediatamente.
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei esse resenha.
    Já li muito sobre esse livro e quanto mais vejo coisas sobre, mais tenho vontade de lê-lo. Quem sabe eu adquira na black friday? Tomara que eu consiga hehe

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar muito bem desse livro, tenho vontade de ler!

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha. Onde encontro o livro? Em inglês mesmo. Sério que vai ter filme? Estou doida ´para ver já!. Acho esses livros com esses temas muito interessantes e adoraria ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu vi a capa e fiquei pensando como ela é simples mas linda e amei ainda mais seu conteúdo. Já quero horrores ler esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!! Eu li esse livro depois da bienal, porque ganhei de presente. Acho que qualquer mulher que esteve na pele da personagem principal se identifica. E as que não estiveram podem se identificar com as outras meninas. Eu amei o jeito honesto com que tudo foi tratado e me peguei várias vezes me lembrando da minha própria adolescência. Adorei o marcador e o carinho especial da editora Valentina com esse livro. ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir