Esse é o primeiro Filme x Livro e pretendo fazer mais vezes, me contem o que acharam nos comentários. Vocês já leram ou já assistiram Tudo e Todas as Coisas?

Avisando que este post não possui spoilers muito relevantes para a história, ou seja, não tem problema ler sem ter assistido ao filme ou sem ter lido o livro.

Primeiro de tudo, a Tudo e Todas as Coisas, escrito pela Nicola Yoon, vai trazer a história da Madeline Whitter que nasceu com uma alergia do mundo. Ela não pode sair de casa ou ela corre um grande risco de morrer. Desde pequena, ela foi cuidada por sua mãe, que é médica e por uma enfermeira.
Maddy sempre aprendeu sobre o mundo, porém a única visão que ela realmente tem dele é a que ela pode observar pela janela. Um dia, novos vizinhos chegam a casa ao lado, chamam a atenção de Maddie e ela acaba conhecendo o Olly. Eles passam a conversar por e-mails e acabam se tornando grandes amigos. {Aqui tem a resenha do livro, postada no Cores Literárias}

O filme foi lançado esse ano e conta com Amandla Stenberg como Maddie e NOSSA! não consigo ver outra atriz fazendo a personagem! Quando eu li, já conseguia ver a Amandla sendo a personagem e devo dizer que não fiquei desapontada, ela ficou perfeita no papel! Desde as características físicas até o jeitinho da Maddie.. não sei se a Amandla chegou a ler o livro ou se o roteiro foi bem construído, só sei que adorei. 

E tenho que dizer o mesmo sobre o Nick Robinson como Olly, tirando que no livro o personagem é careca (o que não atrapalhou em nada, até gostei do cabelo do Nick no filme), o personagem praticamente saiu do livro, com o mesmo jeitinho carismático e apaixonante que ele tem.

Além disso, temos uma personagem que não existe no livro, a filha da enfermeira que cuida da Maddie e que no filme é sua única amiga além da mãe e da enfermeira. Enquanto no livro, a personagem não se comunica pessoalmente com ninguém da sua idade.

Outra coisa que acho importante ressaltar é que além de os dois atores se encaixarem perfeitamente em seus papéis, os dois conseguiram a química que precisavam passar nas cenas que tinham que interpretar juntos (praticamente todas mas ok).
Algumas diferenças entre o livro e o filme que quem leu nota logo de cara, além do cabelo do Olly, é que na obra, a Maddy e o seu vizinho se comunicam através de e-mails. Já no filme, eles trocam mensagens pelo celular. Acredito que para fazer mais sentido, devido a praticidade que as pessoas tem atualmente e por se comunicarem mais por esse meio do que por e-mails como era mais comum alguns anos atrás.

Assim como o livro, a adaptação possui um ritmo bom e que flui sem muita enrolação. Mantiveram a história sem alterações muito relevantes e recomendo muito para quem quer ver um filme para passar o tempo e que não seja muito demorado (tendo 1h30 de duração). 

Acabei gostando mais da adaptação do que do livro em si, então, sim, considero uma das melhores adaptações que eu vi! <3

Uma coisa que eu não esperava e acabou aparecendo foi as ilustrações que tem no livro, os desenhos que a Maddie fazia foram incluídos nos créditos e adorei!!! 


Deixe um comentário