Outro dia eu vi um negócio que não entra na minha cabeça e gostaria de conversar com vocês.
Vi uma pessoinha no mundo do blog/bookstagrammers (que obviamente eu não irei expor), falando que tinha lido um livro, que era bom, porém não iria fazer resenha dele por ele não ser um "lançamento" e ser um livro "meio antigo".

Acredito que não é porque o livro não é novo que as pessoas não vão se interessar. Se fosse assim as editoras estariam ferradas né?! Ou imagine só ninguém se interessar por livros clássicos por serem "velhos". Não faz sentido, os leitores não se interessam somente em lançamentos.

Isso de não fazer uma resenha pensando que o livro é "antigo", pra mim é o mesmo de não fazer de um livro que é pouco conhecido. Bom, eu estou aqui para incentivar a leitura, sendo livros novos, lançamentos ou que fazem décadas que foram lançados. E se falar sobre um livro desconhecido, já penso em vários leitores que poderão conhecer uma história boa e que não é falado por muitos.

O que não dá pra negar é que os instagrammers, os blogs e youtubers literários sempre acabam falando muito sobre alguns livros quando ele é lançamento ou que possuem grandes apostas, o que torna algo bem saturado.

Toda vez que você entra no youtube, blogs ou no instagram você dá de cara com resenha do Livro X que você leu 8634937 resenhas e vai acabar ignorando por ter cansado de ver aquilo várias vezes. Mas agora, se você entrar em um desses meios e der de cara com um livro que não está tendo um hype maior, aquilo vai chamar a atenção do leitor, e pode ser que ele se interesse pela obra que você divulgou, não importando se a obra é recente ou não.

Nota-se que tem muitos usuários que perderam realmente o foco de seus perfis, e apostam em falar somente de lançamentos para chamar atenção de editora e conseguir likes, mas se esqueceram do real propósito que é isso aqui. Que no meu caso e no de muitos é incentivar a leitura e compartilhar as coisas que eu gosto com pessoas que possam gostar também.

"Ah mas tem perfis que tem parceira, e eles precisam falar dos lançamentos" SIM, claro que tem que falar sobre os lançamentos, só que acredito que o mundo literário não gira somente em torno de lançamentos e tem tantos livros desconhecidos aí que você provavelmente leu e gostou, e que poderia estar falando deles também, fazendo leitores conhecer obras incríveis por aí.

Me contem o que vocês acham sobre <3


19 Comentários

  1. Oii Isis.
    Caramba. Concordo plenamente com você. Normalmente não faço resenhas dos antigos que li a tanto tempo porque as resenhas ficariam minusculas. Mas quando leio um antigo, ai já é outros quinhentos. Livros são livros. E se ele for bom chamará a atenção por esse simples fato. Se não, bom, pelo menos falamos sobre uma certa obra certo?
    Beijos.
    Adorei o.post.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! É muito complicado pra eu fazer resenhas de livros que li a muito tempo, porque por mais que eu tenha gostado muito, eu esqueço muito rápido dos acontecimentos, então sempre sinto que ia ficar faltando acrescentar pontos importantes nas resenhas. Exatamente! Adorei! <3
      Muito obrigada!!
      Beijinhos! <3

      Excluir
  2. Olá, eu concordo com você, eu sou leitora antes de ser blogueira e falando como leitora eu me canso de ver em canal de booktuber e blog que eu acompanho o mesmo livro e só com opiniões diferentes. Eu gosto de ler sobre livros que são lançamentos e os que não são. E é isso que eu tento fazer lá no blog resenhas de livros que são lançamentos e livros que não são. Eu tento fazer o que eu como leitora gosto de ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente acaba sendo chato vendo tudo "igual", mas ainda bem que temos mais pessoas como eu e você que tentamos melhorar, fazer de uma forma que talvez acabe se destacando por não seguir o que todos estão postando e os leitores não aguentarem mais ver as mesmices kkkk

      Excluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Concordo bastante com o que você disse. Acho muito importante o incentivo da leitura, não o incentivo à livros recém lançados. Entendo que é muito necessário os posta de lançamentos principalmente por causa das editoras, mas muitos livros incríveis acabam ficando de fora. Fico muito feliz em ler uma postagem assim e ver que alguém concordo comigo :) Parabéns pela iniciativa!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! É triste ver que tem um pessoal que esquece o mais importante que é o incentivo da leitura. Obrigada! Também fico feliz em encontrar leitores que pensem o mesmo que eu. <3

      Excluir
  4. Eu sou super a favor de ler e reler livros antigos. Mês passado finalizei o #RelendoHP2017 e foi o melhor projeto da minha vida!
    Gosto de ouvir sobre lançamentos, mas vivo minha realidade que engloba livros de qualquer época. Sendo assim indico todos :D
    O problema é que quando vc coloca foto (nem precisa ser resenha) de lançamento dá infinitamente mais curtidas, fica complicado.
    As pessoas precisam estar mais abertas a conhecer o diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês relendo Harry Potter e eu não li nenhuma vez :l
      Concordo com você! Muita gente se fecha para o diferente e acaba deixando de conhecer histórias incríveis.

      Excluir
  5. Olá!

    Confesso que ver muitas resenhas de Em águas sombrias me fez ter um pouco de receio e deixei para ler e resenhar só por agora. Aliás, só via coisa ruim e me surpreendi, isso mostra que na hype a gente se deixa ser muito influenciado também, porque vemos um aglomerado de opiniões muitas vezes similares e não damos chance a um livro mesmo que possamos ter uma opinião diferente. Fiz muito isso. Eu realmente achei bem bobo isso, alguns eu não resenho porque faz tempo que li, mas vivo lendo os livros que não estão hypados e resenho todos que posso. Resenhar apenas lançamentos é uma seleção um tanto sem noção... Fica meio vago a intenção do blog, sabe? Um blog não se atém a isso, não se limita. É o que penso :D Adorei o post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o ponto que você trouxe! Realmente, a hype acaba influenciando muito e esquecemos que aquilo que um não gostou nós podemos acabar gostando. Fico feliz de encontrar um pessoal que concorda comigo <3
      Beijos!!

      Excluir
  6. Concordo totalmente com você. As vezes dá uma canseira você abre o feed do Instagram e a maioria dos igs estão falando dos mesmos livros, ai você quer postar um comentário, já vai no automático de tanto que ja leu sobre aquele livro. Eu não me preocupo se o livro é novo ou não, gosto de falar do que eu leio, as vezes me cai na mão um livro que li há anos e me dá vontade de reler e de indicar pras pessoas por achar que vale a pena, por querer dividir algo que acho que vai enriquecer o outro, então eu resenho e posto. Se o intuito é imcentivar a leitura e dividir o mosso gosto com os outros, eu estou junto.
    Adorei a postagem, muito oportuna. Parabéns!
    Danuzaeoslivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Insira emoji de palmas aqui) Falou tudo também!!! Obrigada por compartilhar a sua opinião <3
      Beijos!

      Excluir
  7. Adorei o post e super concordo com seu ponto. Eu mesma, se leio mais de duas resenhas sobre tal livro, não quero ler mais. QUero coisas diferentes e surpreendentes. Alguns livros antigos e outros que não são tão conhecidos, as vezes são melhores do que os famosinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim!!!! Eu fico tão feliz quando leio uns desconhecidos que acabam sendo bem melhores do que muitos que li e são hypados por aí

      Excluir
  8. Oii, concordo contigo. Quando eu leio um livro independente se é velho ou novo e eu gosto, procuro resenhar porquê meu foco é divulgar pra mais pessoas aquilo que gostei , ultimamente tem muita ''modinha'' quando um livro é lançado, vimos mil resenhas da mesma coisa, e não sei você mais as vezes ver tanto sobre algo me tira a vontade de ler. As vezes tem muita coisa boa escondida e por isso não descobrimos né!! Amei muito sua postagem <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Concordo e muito com você.

    Particularmente, não gosto muito de ler lançamentos, prefiro sempre esperar um tempo. Mas resenha vem com o kbejtivo de falarmos de algo que gostamos e muitos dos meus livros favoritos são "velhos".

    Sua postagem está ótima!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com você Iris, e não só as editoras estariam ferradas como eu também kkkk, porque pensa numa pessoa que não gosta de modinha, lançamento, sou eu.
    Primeiro porque vira febre, todo mundo quer ler, segundo eu estaria ferrada porque na minha estante só tem mais livros antigos, aqueles que a maioria já leu meno eu.
    Eu divulgo lançamentos das editoras, mas confesso que os livros mais velhos são os melhores, bjus, adorei o post.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você.
    Eu acho que falar de livros lançamentos pode atrair mais leitores para o blog mas não devemos nos limitar só a isso. Eu quase nunca tenho oportunidade de ler lançamentos, então nunca ia ter resenha no blog. Hehe

    Beijos

    Amor Literário

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Eu super concordo com você! É claro que faço resenha de lançamentos, mas de livros antigos também m inclusive eu leio resenhas de livros que não são lançamentos. Um absurdo blogs e igs (ou qualquer outro) que fazem isso.

    ResponderExcluir