O Amor nos Tempos de #LikesTítulo: O Amor nos Tempos de Likes
Autores: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Pedro Pereira e Hugo Francioni
Páginas: 272
Editora: Galera Record
Classificação:


As vezes nós somos julgados por algo que fazemos, alguns sempre tentam fazer as coisas com o intuito de agradar outras pessoas, evitam mostrar quem realmente são, se escondem e guardam seus sentimentos por medo de se magoar, quando na verdade ao se fechar você pode acabar perdendo a oportunidade de deixar a felicidade entrar.

Todo mundo já passou por uma decepção, contudo nunca esperamos que isso possa vir de uma pessoa que nós amamos e dificilmente estaremos preparados para uma decepção.

A distância pode ser um obstáculo quando se trata de um relacionamento, só que quando os dois realmente querem e estão dispostos a tentar fazer dar certo, a distância pode ser algo irrelevante quando comparado aos sentimentos e a força de vontade dos apaixonados.


O Amor nos Tempos de #Likes traz três releituras de clássicos da literatura, como eles seriam se passassem nos dias atuais. Os contos foram inspirados em Orgulho e Preconceito ("Próximo Destino: Amor", por Pam Gonçalves), Dom Casmurro ("(Re)começos", por Bel Rodrigues) e Romeu e Julieta ("337 km", por Pedro Pereira e Hugo Francioni).

"Próximo Destino: Amor" de Pam Gonçalves



Aeroporto de Congonhas, São Paulo.

Liz é uma youtuber muito famosa no país. Mora em São Paulo e está indo para Florianópolis visitar os pais. Ela precisa fazer um vídeo sobre o Dia dos Namorados, mas logo ficamos sabendo que o amor e sentimentos não são algo que Liz gosta de falar abertamente. Na verdade ela é uma dessas pessoas que não acreditam muito em relacionamentos e nem no próprio amor.


"As pessoas podem amar, sim, e encontrar o amor, mas não precisam fazer disso uma  prioridade na vida. O amor talvez goste de brincar de esconder e não aparecer quando se está procurando"

Um grande imprevisto ocorre: devido ao tempo ruim o aeroporto é fechado, atrasando os vôos.

Will está esperando ansioso para ver sua irmã. Após a morte dos seus pais, a grande pressão de virar o homem da família e o término de um namoro, não faz com que deixe de se preocupar com sua irmãzinha que está no hospital. E não vê a hora de encontrá-la. Enquanto está no aeroporto, recebe um pedido de sua Giovana (sua irmã), entretanto tudo começa a atrapalhar para que não consiga realizar sua "missão".

Mesmo com um dia não tão "bom", Liz tenta mostrar sorrisos e demonstrar felicidade aos fãs que a encontram no local.

Uma pessoa que se expõe na internet tem que saber que tudo o que você dizer pode não ser recebido da forma como espera. Além de que qualquer coisa que você faça, todos estão olhando prontos por uma brecha só para criticar.

"A internet é cruel demais para quem não sabe lidar com os comentários."

Uma senhora vai passar diversas reflexões para Will e Liz durante a espera da reabertura do aeroporto, o que fará com que observem o mundo de uma outra maneira.

Nós deparamos com um enredo totalmente envolvente criado por Pam, onde temos narrador em primeira pessoa vendo assim o ponto de vista de Liz e também há a intercalação dos capítulos com o personagem Will.

A história vai levando indo para um caminho que já esperamos o que vai acontecer, contudo isso não desanima nem um pouco, pelo contrário, faz com que a ansiedade aumente para a conclusão do conto e no final aquele gostinho de quero mais!

Consegui enxergar tanto da Pam na Liz, e me identifiquei muito. A forma como ela evitava falar sobre seus sentimentos, e por não acreditar em como idealizam o amor, e bem.. na realidade não é bem assim e ele vem quando menos se espera.

"(Re)começos" por Bel Rodrigues


Em (Re)começos conhecemos a Maria Eduarda, com uma personalidade forte e que já passou por poucas e boas e agora está lidando com mais uma decepção.


"Ninguém nos ensina como evitar uma decepção." 
"A pior parte de se decepcionar é justamente saber que você, um dia, deixou aquela pessoa bastante a vontade para te magoar."

Ao longo do conto, muitos podem se identificar com o jeito de Madu e com suas ideias. Podemos ver claramente o jeitinho da Bel na personagem. Taylor Swift, o feminismo, tapa na cara dos machistas e astrologia são exemplos fortes.

"As coisas precisavam acontecer, mágoas antigas precisavam ser curadas para que novas mágoas fossem construídas. E assim continuaria a vida, porque ela nunca se interrompe para que você se levante de uma queda; é justamente essa continuidade que faz as feridas cicatrizarem."

Madu entra de férias e decide ir à Búzios, conhece Nice que irá te ajudar a se localizar no local e acaba conhecendo muito sobre a tal mulher com apenas uma conversa. Entre os assuntos falados, Maria Eduarda fica sabendo de pub que funcionava como uma espécie de encontro ás cegas e a moça disse que tinha conhecido o marido lá.

Passeando em Búzios, notou um pub (que seria o dos encontros às cegas) e logo se lembrou de Nice e se perguntou: "Por que não?" e acabou entrando para matar sua curiosidade. O que Madu encontra por lá a surpreende e algo torna essa viagem muito especial.

Adorei o rumo que o conto foi tomando e assim como os outros dois contos do livro teve uma conclusão apaixonante e que todos deveriam ler.

Esse conto da Bel <3 <3 <3 tão amorzinho (depois que passa todos os perrengues que a Madu sofre, claro!). Nunca esperamos por uma decepção vindo de alguém tão próximo. E o fato de ter vivenciado histórias idênticas à da Madu fez com que eu tivesse um amor a mais por "(Re)começos". A Maria Eduarda é tudo que eu sempre procuro nas personagens femininas, sem aquele "mimimi" dos clichês, uma verdadeira badass, que não precisa de ninguém te dizendo o que fazer e como agir, sem ter medo de ser quem realmente é.

Não tem como não dizer que a Isabel é uma inspiração para mim, e o quanto eu a admiro. Seu primeiro trabalho ficou incrível e estou ansiosa por mais.

"337 km" por Hugo Francioni e Pedro Pereira


Aqui vamos embarcar em uma história onde a modernização construída para Romeu e Julieta se encaixou perfeitamente e não conseguiria pensar em uma ideia melhor onde personagens seriam separados na atualidade sem ser a distância encontrada por amores virtuais.

Júlio é um escritor, e conhecido na internet por escrever fanfics, um certo dia, um garoto que se chama Ramon te adiciona e elogia seus trabalhos e é aí que surge uma grande interação entre os dois e a cada conversa percebem uma grande conexão existente entre Ramon e Júlio, como os seus gostos parecidos.

Morando sozinho em uma cidade grande, Ramon lida com as dificuldades que são morar em um lugar onde não há ninguém para te apoiar e ter que aguentar um grande peso em cima de si, a negação de seus pais sobre a sua opção sexual e a maneira como ele é tratado pelo pai e pela mãe não deixa com que se abale e deixe de ir atrás de seus sonhos.

O conto traz diversas referências da cultura pop/geek e eu AMEI! Não teve como não amar! <3

Só pelo fato do amor à distância o conto me conquistou TOTALMENTE! Não tem sensação mais gostosa do que se encontrar com alguém que você só tem contato virtualmente. E no conto você torce a todo instante para que Julio e Ramon deem certo.


Acompanho os canais dos quatro tem um bom tempo e é incrível poder vê-los realizando um sonho, e melhor ainda poder fazer parte dele. Ao ler os contos, se não soubesse nem acreditaria que é a primeira história deles publicada.

A Pam já tem um livro para ser lançado no segundo semestre e quero muito ler outras obras do pessoal. Espero que realmente invistam na carreira de autores, a Bel por exemplo, eu já consigo vê-la em um futuro próximo publicando vários livros. E eu só sei de uma coisa: irei ler tudo que os quatro lançar.

As abordagens no contexto atual ficaram mais do que ótimas e inclusive estou sem palavras para descrever o quanto gostei do livro. A forma como os contos se interligam mesmo que meio indiretamente ficou muito legal e faz o leitor parar e pensar "espera aí, entendi essa referência aqui!!". O livro está lindo, tudo com muito capricho, a Galera Record está de parabéns!

Não poderia estar mais do que orgulhosa da Pam, da Bel e Pedrugo <3

Amanhã (12/06) ocorre a sessão de lançamento do livro aqui em São Paulo e mal posso esperar para finalmente conhecê-los/encontrá-los e autografar a minha edição.




Deixe um comentário