Título: Tash & Tolstói
Autora: Kathryn Ormsbee
Páginas: 376
Editora: Seguinte
Nota:4,5/5

"A PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ PRECISA SABER sobre mim é: eu, Tash Zelenka, estou apaixonada pelo conde Liev Nikoláievitch Tolstói. Esse é o nome oficial dele, mas, como somos próximos, gosto de chamá-lo de Leo."

Natasha (Tash) Zelenka é uma grande fã de Liev Tolstói e produz uma websérie no YouTube com sua melhor amiga Jack, chamada "Famílias Infelizes" que é uma adaptação moderna de Anna Kariênina.


Sem estarem esperando, a websérie viraliza na internet da noite pro dia após uma youtuber famosa citá-la em seu canal e com a súbita fama Tash e seus amigos terão que lidar não só a pressão de continuar a série agradando os fãs de sua série mas também tem que lidar com haters e comentários não tão gentis que pessoas postam na internet.

"Aprendi nos últimos meses que as coisas ruins gostam de martelar na minha mente muito mais que as positivas. Se não quero que isso fique para sempre gravado na minha memória, é melhor não ler de novo."


Além disso, temos Famílias Infelizes sendo indicado a uma premiação das webséries e Tash pensa sobre ir e conhecer Thom, um youtuber que ela tem trocado mensagens, mas ele não sabe que ela é assexual, uma pessoa que não sente interesse por sexo, mas que ainda sim pode ter interesses românticos por alguém.

Tash & Tolstói é um livro sobre autoconhecimento, tramas familiares, os rumos que a vida toma após terminar o colégio, compreensão, honestidade, amizade, saber lidar com críticas e opiniões negativas na sociedade atual, na qual nós encontramos na internet pessoas que disseminam o ódio, ao invés do amor e não pensam no que isso pode causar em quem recebe a mensagem.

Outro ponto que achei muito interessante durante a leitura, foi sobre a assexualidade da protagonista, onde vemos ela reconhecendo que não é algo que pode ser forçado, isso é aquilo que ela realmente é, não é algo que foi imposto a ela, ela não se sente confusa com aquilo que ela sente ou que ela é nova demais para saber ou que o que a Tash sente é medo.

"Não preciso da sua opinião para saber se meus sentimentos são legítimos ou não."
 "Não preciso que ninguém confirme o que eu sinto é real."

Esse livro é uma obra com temas importantes e que não são muito vistos, o que tornou a leitura bem interessante, trazendo reflexões durante a leitura e apesar de não ser tão complexo e aprofundado no quesito da sexualidade já faz com que muitos tenha um conhecimento a mais sobre o assunto.

Kathryn tem uma escrita bem fluída e rápida, o que faz com que o leitor não queira parar de ler!

A obra foi uma surpresa, não esperava gostar tanto quanto gostei e acredito que é um livro que muitos deveriam ler e está mais do que recomendado!


8 Comentários

  1. Uauuu, não conhecia o livro. A edição está linda e o tema é super atual, né? Gosto da proposta do livro e é muito importante a abordagem sobre a mídia e o que ela implica também. E também é super novo pra mim essa questão de um personagem assexual. Eu já conhecia o termo, mas nunca me deparei com nenhuma personagem assim no meio literário.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiie. Eu gosto de mais de obras que mexem com o aspecto mais humano. De cara, imaginei que seria uma obra clichê, mas percebo ser bem mais que isso.
    Parabéns pela resenha. Me deixou bem curiosa para conhecer a Tash.
    Beijos.

    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, adoro leituras assim que nos fazem refletir, que trazem temas fortes , reflexivos, sem falar de como a exposição na internet influencia e oprime muitas pessoas que se expõe a ela. Se eu olhasse a capa jamais imaginaria que se trataria de um livro tão amplo e repleto aprendizados, sem dúvidas quero ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Estou vendo muita gente falando desse livro, estou extremamente curiosa. Sua resenha me fez ficar com mais vontade de ler, aliás arrasou no POST.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ei! Tudo bem?

    Que temática diferente, gostei muito! Comecei a imaginar que fosse cair no clichê, mas você escreveu sobre ela ser assexual. Nunca li nada com uma protagonista assim e deve ser muito legal entender o ponto de vista dela. Pretendo dar uma chance a obra, principalmente por causa desse aspecto. Adorei sua resenha, parabéns!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    É muito bom ver cada vez mais obras relatando assuntos importantes, e muitas vezes desconhecidos por muitos ou não aceito por outros, como outros tipo de sexualidade menos faladas, que é o caso desse livro.
    Eu adorei a premissa e com certeza irei dar uma conferida.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem ?

    Amei a dica de leitura, não conhecia mas chamou mesmo minha atenção pela sua resenha e também pelo visual da capa (capas tbm chamam atenção né?) . Com certeza uma ótima leitura e muito bom conhecer um pouco mais sobre a obra através do seu ponto de vista sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Que premissa bacana desse livro, já quero ler. Muito bom saber que o livro trata de tramas familiares, além da sexualidade da protagonista, são assuntos diferentes, já quero ler. Amei tua resenha.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir